Fale direto pelo WhatsApp
Fale com um de nossos Engenheiros!

Como saber se meu imóvel precisa de reforço?

Veja se alguma das 5 situações está ocorrendo em seu imóvel

Ocorrências mais frequentes que indicam a necessidade de Reforço Estrutural

  • Trincas em paredes, pisos ou lajes - Sendo que, para esses casos aqui citados, tomarei como trinca a abertura em forma linear, ou seja, é uma linha de comprimento variável (pode ser curta ou longa) que possui uma abertura.
  • Sinais de afundamento em pisos - Andando-se pelo piso ou com o uso de um elemento reto , nota-se que existem sobressaltos ou diferenças de inclinação, hora plano, hora inclinado. O uso de régua de pedreiro e nível é indicado para notar diferença de inclinações.
  • Portas e janelas com mal funcionamento - Portas que com o tempo começam a pegar no piso ou no batente mas não é por falta de fixação da dobradiça, nem, também, que a porta esteja se desestruturando.
  • Ruídos, estalos, barulhos na estrutura - Escutar ruídos ou barulhos como estalos sem motivo aparente.
  • Trincas, afundamentos, etc. - Se percebe que estão se alterando, ou seja, tem tamanho ou extensão maiores com o passar do tempo

Qual a diferença entre fissura, trinca e rachadura?

Para entender as causas que podem levar o aparecimento dessas manifestações patológicas, deve-se conhecer a diferença entre elas, pois cada uma apresenta as suas próprias características.

FISSURAS
TRINCAS
RACHADURAS

Fissuras

  • Pode ser entendida como as aberturas superficiais, estreitas e alongadas. Geralmente elas atingem apenas as camadas que envolvem a pintura ou o reboco, não causando danos estruturais na construção.
  • Mesmo que elas tenham uma aparência inofensiva, é importante manter o acompanhamento, porque ela pode estar em estágio de evolução, podendo, futuramente, trazer problemas que envolvem a segurança da obra. Elas apresentam aberturas com espessuras de até 1mm.

Trincas

  • Por apresentarem espessuras compreendidas entre 1 a 3 mm, as trincas podem trazer mais riscos para a segurança da construção. Em alguns casos, é comum encontrar trincas que já atingiram camadas mais profundas, ocasionando a ruptura dos elementos construtivos, trazendo perigo para a estrutura.
  • As trincas também tem a necessidade de um acompanhamento para verificar a sua evolução, iniciando o tratamento o mais rápido possível.

Rachaduras

  • Elas apresentam espessuras maiores do que 3mm e trazem mais riscos do que as duas anteriores. Assim como as trincas, porém de uma forma mais perigosa, as rachaduras são capazes de causar a ruptura dos elementos construtivos, além de causarem um desconforto estético visual.
  • Quando ela atinge uma estrutura como lajes, vigas e pilares, o problema é um pouco mais sério e precisa ser tratado com mais urgência, pois causam interferência, diretamente, na segurança estrutural da construção.

E como elas são formadas?
O aparecimento das trincas, fissuras ou rachaduras podem ocorrer por muitos motivos, entretanto alguns são mais recorrentes e merecem uma atenção especial.

  • Acomodação estrutural - acontece quando a parte estrutural é finalizada e os elementos construtivos começam o processo de “adaptação”, sendo bastante comum nas fundações. Em alguns casos, as estruturas podem acomodar-se de forma irregular, realizando uma distribuição de cargas de forma não harmoniosa, surgindo então as manifestações patológicas.
  • Falhas na execução - assim como é comum a obra apresentar erros de projeto, a forma de executar também pode fazer com que as patologias aconteçam. Um caso muito recorrente são os problemas de amarração da alvenaria, que quando não são executados da maneira correta, também abrem campo para o aparecimento das trincas ou fissuras.
  • Infiltração - não é segredo para quase ninguém que a impermeabilização é muito importante para manter a segurança da construção, então quando ela não é devidamente executada, alguns problemas podem surgir. A penetração da água na estrutura, fará com que ela percorra os vazios e chegue até a armadura de ferro, iniciando o processo de corrosão, levando ao aparecimento de rachaduras no concreto que protege o ferro. 
  • Dilatação térmica - é comum que os elementos que compõe a construção estejam expostos às alterações de temperaturas, sendo a retração acelerada uma das causas mais comum do aparecimento de trincas ou fissuras.
ESTACA MEGA

Como corrigir?

A maioria dos casos pode ser corrigidos com uma avaliação adequada da extensão dos danos e aplicando a correção das fundações com ESTACA MEGA para restabelecer a estrutura da construção, quando for o caso, e reparos no reboco e acabamentos para recompor a estética original das paredes, vigas e pilares.

ESTACA MEGA DE CONCRETO

A nossa estaca é de fabricação própria, é constituída por tubos de concreto simples ou armados, vasados, com diâmetro externo de 20 cm e interno de 5 cm. O comprimento de cada tubo vaiam de 45 a 50 cm. A estaca é formada pela justaposição de diversos tubos, cravados no terreno por um cilindro hidráulico acionado por uma eletro bomba injetora de óleo.

A reação da cravação é obtida contra as fundações existentes. Após ser atingida a máxima reação permitida é instalado um cabeçote de concreto armado que é ajustado aos elementos de fundação existentes por meio de cunhas de concreto, de modo a permitir que a estaca nova entre em carga imediatamente após a retirada do cilindro hidráulico.

Perfis de 15 tf , 20 tf, 30 tf e 40 tf à pronta-entrega para a instalação.

As estacas são cravadas com equipamento hidráulico adequado, de acordo com as normas técnicas atuais.

São usadas as vigas, paredes e lajes da estrutura do imóvel, nos locais de cravação, como ponto de apoio e reação para o avanço da cravação das estacas. Poderá, então, ocorrer o renivelamento ou erguimento da estrutura de forma parcial ou total, sendo esses, efeitos inerentes à cravação.

PRINCIPAIS VANTAGENS DAS ESTACAS MEGA

  • Possibilidade de substituição das fundações existentes simultâneas ao uso da edificação
  • Acréscimo da capacidade suporte das fundações existentes
  • Modificação parcial de fundações existentes em virtude de uma eventual deficiência localizada (recalques diferenciais)
  • Execução em locais pequenos e de difícil acesso a pessoas e equipamentos
  • Isenção de vibrações durante a cravação, reduzindo os riscos de uma eventual instabilidade que por ventura venha ocorrer, devido a precariedade de fundações existentes
  • Aumento imediato da segurança da obra após a cravação sucessiva de cada estaca MEGA
  • Limpeza da obra durante a execução, sem adição de água ou formação de lama

Resolva de forma definitiva seus problemas de Trincas e Rachaduras com ESTACA MEGA

Endereço

Rod. José Carlos Daux, 4150
Florianópolis - SC

Fones

Fixo: (48) 3067-7639
WHATSAPP : (48) 98449-0734

E-mail

hilson.mgw@gmail.com
www.mgwestacamega.com.br

Social

Desenvolvimento M4S Web Solutions

M4S Web Solutions